Projeto Mais Bragança quer Mais Turismo
29 de Março de 2018 – 14:10 | Comentários desligados

Um grupo de 15 jornalistas especializados em turismo, nacionais e estrangeiros, passaram 3 dias em Bragança a convite da Associação Comercial local
No âmbito do projeto Mais Bragança, que tem como promotor a ACISB – Associação …

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Arquivo por categoria

Artigos em Cultura e Tradições

Inauguração do Centro Interpretativo do Vale do Tua
22 de Fevereiro de 2018 – 14:04 | Comentários desligados
Inauguração do Centro Interpretativo do Vale do Tua

O Vale, a Linha e a Barragem
Nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro,  abre as portas aquele que é um dos projetos mais emblemáticos do Vale do Tua: o Centro Interpretativo Vale do Tua (CIVT).
Este …

Centro Interpretativo Cabeço da Mina conta “histórias” com mais de 4 mil anos
22 de Agosto de 2017 – 14:02 | Comentários desligados
Centro Interpretativo Cabeço da Mina conta “histórias” com mais de 4 mil anos

É a concretização de um sonho com 20 anos. O Centro Interpretativo Cabeço da Mina, em Assares, Vila Flor, abriu portas em agosto deste ano e conta “histórias” com mais de quatro mil anos. Uma …

Assinatura do contrato para Musealização do Centro Interpretativo do Tua
2 de Abril de 2017 – 13:56 | Comentários desligados
Assinatura do contrato para Musealização do Centro Interpretativo do Tua

No prazo máximo de seis meses a empresa CARIÁTIDES, LDA, vencedora do concurso público para “Conceção e implementação de soluções audiovisuais e conteúdos para a museografia do Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT)”, tem …

Guias interactivos em Realidade Aumentada modernizam turismo em Portugal
8 de Maio de 2012 – 9:23 | Comentários desligados
Guias interactivos em Realidade Aumentada modernizam turismo em Portugal

Um inovador serviço de guias interactivos em Realidade Aumentada, uma nova ferramenta, marca de inovação na divulgação turística.
A plataforma chama-se WELCOMEGUIDES e já está implementada em cinco municípios transmontanos, pioneiros na disponibilização aos visitantes de um moderno serviço de informação turística que fornece ao utilizador todo o esclarecimento sobre a região de forma imediata, dinâmica, moderna e muito atractiva, através de um pequeno clique no telemóvel.

Diabo gigante invade Bragança na Bienal da Máscara
29 de Novembro de 2011 – 15:45 | Comentários desligados
Diabo gigante invade Bragança na Bienal da Máscara

É já no feriado do dia 1 de Dezembro que uma gigantesca figura diabólica, acompanhada de mascarados, caretos e mascaretos, vai invadir as principais ruas da cidade de Bragança. Cortejos, rituais, palestras e muitas experiências …

Bispo de Bragança-Miranda visita Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros
25 de Outubro de 2011 – 10:44 | Comentários desligados
Bispo de Bragança-Miranda visita Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros

O novo Bispo da Diocese Bragança-Miranda visita esta sexta-feira, dia 28, o Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros e inaugura também a exposição “os Ex-Votos de Balsamão”. Uma mostra que vai estar aberta …

Rio de Onor, aldeia de pedra e tradição
21 de Outubro de 2011 – 14:22 | Comentários desligados
Rio de Onor, aldeia de pedra e tradição

O nordeste transmontano esconde nos seus recantos, algumas das mais belas aldeias de Portugal. É o caso de Rio de Onor. Fica no concelho de Bragança, em pleno no Parque Natural de Montesinho e a …

Museu de Arte Sacra de Vinhais
7 de Abril de 2011 – 14:14 | Comentários desligados
Museu de Arte Sacra de Vinhais

O Museu de Arte Sacra de Vinhais está inserido no conceito de ecomuseu e foi criado há dois anos. É composto por oito núcleos que abarcam áreas diversas pelo concelho todo. Estes oito núcleos abrangem patrimónios arquitectónicos, arqueológicos, festas e romarias e água, considerada medicinal, usada pelos antigos em tratamentos.

Festa dos Rapazes no Nordeste Transmontanos
24 de Março de 2011 – 10:20 | Comentários desligados
Festa dos Rapazes no Nordeste Transmontanos

A quadra do Natal e dos Reis no nordeste transmontano é diferente de qualquer outra parte do mundo. Os declives das serras e das montanhas dificultaram durante séculos a comunicação entre povos mas permitiu a sobrevivência de antigas tradições.

Museus e equipamentos culturais em Bragança
23 de Março de 2011 – 17:14 | Comentários desligados
Museus e equipamentos culturais em Bragança

A cidade de Bragança oferece ao visitante um alargado leque de espaços e edifícios emblemáticos, quer históricos quer contemporâneos, que dão a conhecer a cultura e tradições da região. Venha conhecer