Feira de Artes, Ofícios e Sabores – Vimioso
18 de Dezembro de 2013 – 10:52 | Comentários desligados

O certame engloba várias vertentes, do Artesanato aos Produtos Regionais, incluindo o concurso de Doçaria da Castanha, mas também Atuações Musicais, Montaria ao Javali e Raid TT.

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Arquivo por categoria

Artigos em Património Natural

Guias interactivos em Realidade Aumentada modernizam turismo em Portugal
8 de Maio de 2012 – 9:23 | Comentários desligados
Guias interactivos em Realidade Aumentada modernizam turismo em Portugal

Um inovador serviço de guias interactivos em Realidade Aumentada, uma nova ferramenta, marca de inovação na divulgação turística.
A plataforma chama-se WELCOMEGUIDES e já está implementada em cinco municípios transmontanos, pioneiros na disponibilização aos visitantes de um moderno serviço de informação turística que fornece ao utilizador todo o esclarecimento sobre a região de forma imediata, dinâmica, moderna e muito atractiva, através de um pequeno clique no telemóvel.

Parque Natural do Douro Internacional
29 de Março de 2011 – 14:12 | Comentários desligados
Parque Natural do Douro Internacional

Por entre montes, vales e socalcos se descobre o que de melhor existe, no lugar mais recôndito da região transmontana

Parque Natural de Montesinho: Mosaico de cores e texturas transmontanas
28 de Março de 2011 – 11:22 | Comentários desligados
Parque Natural de Montesinho: Mosaico de cores e texturas transmontanas

O Parque Natural de Montesinho (PNM), criado em 1979 é uma das maiores áreas protegidas de Portugal, faz fronteira com Espanha e engloba as áreas das serras de Montesinho e Coroa e grande parte dos concelhos de Bragança e Vinhais. Com uma superfície de 75 000 hectares, inclui cerca de 9 000 habitantes distribuídos por 92 aldeias. É constituído por uma sucessão de elevações arredondadas e vales profundamente encaixados, onde as aldeias, aninhadas em pontos abrigados e discretos, passam facilmente despercebidas aos olhos do visitante mais distraído. Contudo, guardam tradições seculares e hábitos comunitários.

Calçada de Alpajares em Freixo de Espada à Cinta
23 de Março de 2011 – 10:42 | Comentários desligados
Calçada de Alpajares em Freixo de Espada à Cinta

A Calçada de Alpajares, também conhecida como a Calçada do Diabo em Freixo de Espada à Cinta, é envolta em enormes e assustadores desfiladeiros que dão asso a mistérios, lendas e mitos rurais.

Parque Biológico de Vinhais
24 de Janeiro de 2011 – 13:55 | Comentários desligados
Parque Biológico de Vinhais

O próximo destino é a Barragem de Prada, igualmente construída para apoio à actividade agrícola local. O sítio tornou-se num santuário para as aves típicas de lagoas de altitude, onde se pode ver o mergulhão-de-crista e muitas outras aves que ali vão para colher o alimento e abeberarem. É possível também ver alguns animais como a lontra. De regresso ao núcleo central encontra-se um velho moinho, agora reabilitado, movido por um pequeno riacho que corre a partir da albufeira.