Home » Archive by Month

Article Archive for Novembro 2012

"Cordeiro mirandês" à conquista de novos mercados
13 de Novembro de 2012 – 9:34 | Comentários desligados
"Cordeiro mirandês" à conquista de novos mercados

O cordeiro mirandês pode agora conquistar novos mercados. Até agora só era vendido em Portugal e Espanha, mas depois de ter conseguido o selo Denominação de Origem Protegida, a Associação de Criadores de Ovinos de Raça Churra Mirandesa pretende valorizar esta carne, avança a Brigantia.

“Brano de San Martino” comemora-se este fim-de-semana nas aldeias do planalto mirandês
9 de Novembro de 2012 – 10:05 | Comentários desligados
“Brano de San Martino” comemora-se este fim-de-semana nas aldeias do planalto mirandês

Iniciativa da AEPGA, Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, propõe passeio na companhia do burro de Miranda do Douro para celebrar o São Martinho. Haverá ainda um animado Magusto Musical no sábado com “João Gentil”.
Nesta época do ano, os soutos das aldeias transmontanas convertem-se em espaços de grande azáfama e trabalho árduo de colheita. As castanhas locais são bem conhecidas pela sua qualidade e sabor, e será num passeio na companhia do Burro de Miranda que os participantes atravessarão autênticos bosques de castanheiros e celebrarão o “Brano de San Martino”, conhecendo as suas variedades e as atividades associadas à produção desta tão deliciosa semente.
O programa tem início amanhã, às 09h30, no largo da aldeia de Avelanoso, concelho de Vimioso, com um percurso pedestre na companhia do BURRO DE MIRANDA pelos soutos da aldeia de Avelanoso. Será ainda colhida castanha para o Magusto. Depois do piquenique à hora de almoço, os participantes poderão aprender a arte de confecionar licores, conhecendo as diferentes fases do seu processo de fabrico e os ingredientes básicos que permitirão preparar deliciosos licores caseiros para degustar nos dias frios de inverno, mas também preparar as suas próprias compotas. Para além das actividades de manualidades, decorrerão workshops dedicados a tarefas como pão cozido a forno de lenha, cogumelos, cera de abelha e lã.
Às 19h00 terá lugar um jantar que integra cogumelos na ementa, seguido de um magusto musical com os “JOÃO GENTIL”( http://www.joaogentil.com/) no âmbito do programa do “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo” www.dorfeu.pt/outonalidades um projeto da Associação Cultural d`Orfeu em parceria com a AEPGA.
No domingo os participantes têm encontro marcado na aldeia de Paradela, concelho de Miranda do Douro, de onde parte o passeio pedestre na companhia do BURRO DE MIRANDA até à capela de San Martinico.
O animado fim-de-semana termina com um piquenique com as pessoas da aldeia de Paradela seguido do tradicional MAGUSTO na capela de San Martinico

Graça Morais com nova exposição em Bragança
8 de Novembro de 2012 – 9:56 | Comentários desligados
Graça Morais com nova exposição em Bragança

Chama-se “MAPAS E O ESPÍRITO DA OLIVEIRA” e tem inauguração marcada para este sábado, 10 de Novembro, às 15h00, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Bragança lidera na obtenção de fundos comunitários para financiar obras
7 de Novembro de 2012 – 10:01 | Comentários desligados
Bragança lidera na obtenção de fundos comunitários para financiar obras

Bragança é um dos municípios da região Norte que conseguiu mais fundos comunitários para financiamento de obras, no âmbito deste Quadro de Referência Estratégica Nacional.

Bragança: IPB estreita relações com Cabo Verde
6 de Novembro de 2012 – 10:02 | Comentários desligados
Bragança: IPB estreita relações com Cabo Verde

O Instituto Politécnico de Bragança e a Câmara da Boavista, em Cabo Verde, assinaram um protocolo de cooperação para que os estudantes desta ilha possam estudar no IPB.

Mensageiro de Bragança é o primeiro jornal nacional a aderir à realidade aumentada
5 de Novembro de 2012 – 10:32 | Comentários desligados
Mensageiro de Bragança é o primeiro jornal nacional a aderir à realidade aumentada

O projecto Lukar é uma aplicação totalmente gratuita que vai permitir reavivar, descobrir e partilhar conteúdo que aparentemente não tem mais vida, sublinha Mensageiro de Bragança.