Home » Destaque, Novidades

Recurso às Novas Tecnologias da Informação para Promoção da Feira do Fumeiro de Vinhais

Submitted by on 2 de Fevereiro de 2012 – 15:17No Comment

IMG_9408A organização da Feira do Fumeiro de Vinhais decidiu, este ano, fazer uma séria aposta no uso das Novas Tecnologias da Informação para a promoção do evento e, dentro desta estratégia, realizou a primeira conferência de imprensa online. Através da página web www.fumeirodevinhais.com, via Facebook, diversos jornalistas, portugueses e espanhóis, tiveram a oportunidade de falar sobre o evento, em tempo real, com a directora da feira, Carla Alves. “Parabéns à equipa da Feira do Fumeiro de Vinhais por esta iniciativa e pela sua estratégia de comunicação do evento através de redes sociais, um exemplo para muitas feiras”, comentou Ana Bustabad Alonso, jornalista da Revista Expreso Info (www.expreso.info). Entusiastas da gastronomia ou simples fãs do fumeiro de Vinhais também manifestaram o seu agrado pela interactividade proporcionada: “Parabéns por esta ideia de promoção digital do evento!”, acrescentou Filipe José Carvalho.

Carla Alves explica que esta aposta não significa nem representa o abandono dos métodos de promoção tradicionais: “Mantivemos todas as acções realizadas em edições anteriores, nomeadamente conferências de imprensa em Vinhais, no Porto e este ano, pela primeira vez, também em Braga. Continuamos a apostar na publicidade nos órgãos de comunicação social locais e nacionais, mas fomos mais longe, ao apostar na promoção no espaço da Internet”.

Esta forma de promoção pela interactividade conseguida vai continuar a ser uma aposta do município para promover, não apenas as grandes Feiras e Festas, mas todas as potencialidades naturais, culturais, patrimoniais, gastronómicas da região.

Foi a consciência da crescente importância da internet e, nomeadamente, das redes sociais, no sector da comunicação, que levou a organização da Feira do Fumeiro de Vinhais a decidir apostar nas novas ferramentas de promoção do evento e do município.

Foi criado um website específico para a Feira www.fumeirodevinhais.com ou www.fumeiro.org, onde se disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o certame, nomeadamente o programa, informação sobre o fumeiro, a sua certificação, métodos de produção, locais de comercialização, entre outros aspectos pertinentes. No mesmo espaço é possível aceder a informação sobre locais onde comer e onde dormir em Vinhais, bem como a conteúdos de carácter turístico que podem despertar o interesse do visitante e levá-lo a programar uma visita mais alargada ao município.

Paralelamente foi feita uma aposta séria nas redes sociais, com a criação de páginas, por exemplo, no Facebook e no Twitter, que permitem integrar permanentemente informação variada e conseguir uma enorme interactividade com o público.

A própria página oficial do evento, como ficou demonstrado na conferência de imprensa online, permite comentar e interagir em tempo real com o Facebook.

Comments are closed.