Feira de Artes, Ofícios e Sabores – Vimioso
18 de Dezembro de 2013 – 10:52 | Comentários desligados

O certame engloba várias vertentes, do Artesanato aos Produtos Regionais, incluindo o concurso de Doçaria da Castanha, mas também Atuações Musicais, Montaria ao Javali e Raid TT.

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Novidades

Feira da Alheira de Mirandela até 4 de Março

Enviado por em 22 de Fevereiro de 2012 – 11:26Comente

alheiras2A alheira é estrela em Mirandela até ao dia 4 de Março, tendo o papel principal na Feira da Alheira da cidade do Tua.

São cerca de 100 os expositores presentes, distribuídos por dois pavilhões e uma tenda exterior. A edição deste ano conta com uma forte componente cinegética, com a participação de mais de três mil caçadores acompanhados pelas respectivas famílias.

A organização, a cargo da associação comercial e autarquia local, espera cerca de 75 000 visitantes a este certame, que poderão, além de comprar produtos regionais e artesanato, realizar provas de azeite e de vinhos, assistir a seminários e palestras, bem como usufruir de um espaço de tasquinhas com possibilidade de almoço e jantar.

No próximo sábado, 25 de Fevereiro, tem lugar a III Montaria da Feira da Alheira de Mirandela, bem como o percurso pedestre municipal “Lugar do Castelo Velho”. Ainda no sábado decorre um curso de provas de vinhos e provas de vinhos de Trás-os-Montes comentadas. No domingo mais uma montaria e provas de vinhos e “Cozinha ao Vivo” com produtos da região, a cargo dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela.

No último fim-de-semana do certame, para além de um vasto conjunto de actividades agendado, celebrar-se-á a Festa da Alheira de Mirandela, uma justa homenagem à 1ª classificada no concurso nacional das Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

 Comentários estão fechados