Feira de Artes, Ofícios e Sabores – Vimioso
18 de Dezembro de 2013 – 10:52 | Comentários desligados

O certame engloba várias vertentes, do Artesanato aos Produtos Regionais, incluindo o concurso de Doçaria da Castanha, mas também Atuações Musicais, Montaria ao Javali e Raid TT.

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Novidades

Borrego ganha Fim-de-Semana Gastronómico

Enviado por em 7 de Março de 2012 – 11:12Comente

churraEste fim-de-semana, dias 9, 10 e 11 de Março, Torre de Moncorvo acolhe o I Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente.

Trata-se de uma iniciativa que visa promover os pratos de borrego, que são uma tradição no Douro Superior, bem como fomentar a criação e o desenvolvimento dos rebanhos da ovelha da Churra Terra Quente (uma raça autóctone), criando assim uma mais-valia económica para o território.

Refira-se que o solar da raça “Ovelha Churra da Terra Quente” e o respectivo livro genealógico estão no concelho de Torre de Moncorvo.

Durante o Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente, os visitantes têm a oportunidade de provar os diversos pratos confeccionados com borrego pelos restaurantes “as Piscinas”, “o Frango”, “o Lagar”, “os Temperos d’Ouro”, a Taberna do “Carró” e ainda “Ventagreste (o Artur)”. Em todos serão servidas várias especialidades, destacando-se o borrego assado na brasa e no forno, arroz de miúdos, estufado, ensopado e ainda a celebre caldeirada.

As sugestões de entradas passam pelo queijo terrincho e terrincho velho, bem como amêndoas torradas e as sobremesas pelo requeijão ou queijo com doces tradicionais e bolos de amêndoa, não esquecendo as tradicionais amêndoas cobertas, tão populares nesta região.

Este I Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente é uma iniciativa da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Douro Superior, Associação de Desenvolvimento e da Associação dos Comerciantes e Industriais do Concelho de Moncorvo e conta com o apoio do PRODER.

O I Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente integra-se na IX Feira dos Produtos da Terra e dos Stocks e na promoção do cartaz turístico das Amendoeiras em Flor.

 Comentários estão fechados