Feira de Artes, Ofícios e Sabores – Vimioso
18 de Dezembro de 2013 – 10:52 | Comentários desligados

O certame engloba várias vertentes, do Artesanato aos Produtos Regionais, incluindo o concurso de Doçaria da Castanha, mas também Atuações Musicais, Montaria ao Javali e Raid TT.

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Roteiros e Destinos

Fonte do Cano de Vinhais

Enviado por em 22 de Março de 2012 – 15:17Comente

_fcanoA fonte do Cano situa-se na praça do Arrabalde, o centro da longa Vila Vinhais. Aqui  localizam-se os cafés, bancos, correios e praça de táxis. Num recanto está a bela fonte barroca do Cano.

As armas joaninas sobressaem no seu frontão pela volumetria, mas são obra mais tosca que as deliciosas carantonhas em alto-relevo da boca das quais brota a água.

Fonte de São Francisco ou do Rossio (este termo já não se usa). Na escadaria do convento de S. Francisco, numa construção em forma de capela de cobertura triangular, abre numa fachada um nicho barroco, onde de uma bica cai a água para uma pia gomeada.

 Comentários estão fechados