Feira de Artes, Ofícios e Sabores – Vimioso
18 de Dezembro de 2013 – 10:52 | Comentários desligados

O certame engloba várias vertentes, do Artesanato aos Produtos Regionais, incluindo o concurso de Doçaria da Castanha, mas também Atuações Musicais, Montaria ao Javali e Raid TT.

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Novidades

Passeio de Burro “Por Tierras d l Rei”

Enviado por em 23 de Março de 2012 – 11:44Comente

burro mirandaEntre os dias 30 de Março e 1 de Abril, a AEPGA realiza mais uma edição do Passeio de Burro intitulado “Por Tierras d l Rei”, para descansar e, simplesmente, contemplar a natureza na companhia do Burro de Miranda.

Por encostas, entre vinhas e olivais, por entre enormes sobreiros e paisagens deslumbrantes, o passeio decorre em direcção a Terras de Algoso, onde sobranceiro ao vale do rio Angueira, sob um imponente afloramento rochoso, se encontra o castelo de Algoso.

O início do passeio acontece dia 30, na aldeia de Atenor, Miranda do Douro. Depois da recepção dos participantes, haverá cinema ao ar livre, com chá e bolo caseiro. No dia seguinte, sábado, às 10hoo decorre a partida. Para além do passeio, haverá um piquenique, uma sesta burriqueira e pinturas na natureza, orientada pelo artista plástico Miguel Shreck. À noite o jantar é em Atenor, seguido de "As Línguas do Diabo", pela associação comoDEantes grupo de teatro (http://www.comodeantes.com/) e, a encerrar, Baile Tradicional pela Lérias Associação Cultural (http://leriasassociacao.blogspot.pt/). No domingo o percurso é feito da aldeia de Valcerto (Mogadouro) até à aldeia de Algoso (Vimioso). Depois de mais um piquenique, visita guiada ao Castelo de Algoso.

Tudo boas razões para visitar o planalto mirandês.

 Comentários estão fechados