Feira de Artes, Ofícios e Sabores – Vimioso
18 de Dezembro de 2013 – 10:52 | Comentários desligados

O certame engloba várias vertentes, do Artesanato aos Produtos Regionais, incluindo o concurso de Doçaria da Castanha, mas também Atuações Musicais, Montaria ao Javali e Raid TT.

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Novidades

Igreja de Caçarelhos em obras

Enviado por em 10 de Abril de 2012 – 10:05Comente

igreja matriz_cacarelhosA igreja matriz de Caçarelhos, no concelho de Vimioso, está em obras. O templo que está a ser intervencionado está em vias de classificação pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. O presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Pires, disse, em declarações à Brigantia, que a obra incide na cobertura da igreja, que já metia água. “É a principal obra da freguesia. A requalificação da igreja representa um investimento total de 76 mil euros. A junta comparticipa com 30 mil e o resto é a Comissão Fabriqueira. Temos também o apoio da câmara a nível técnico”, realça o presidente da junta.

A população não se incomodou com a realização das tradições pascais na capela do Santo Cristo e aplaude as obras de requalificação da igreja. “Estas obras estão muito bem. Eram uma necessidade. O telhado estava a meter água e a arruinar as paredes e até os altares. É uma grande obra”, diz António Alberto. “As obras na igreja faziam muita falta. O telhado precisava de ser mudado. Também precisava de obras por dentro e por fora. Vamos lá ver o que conseguem fazer, mas estamos à espera que a nossa igreja fique bonita”, realça Claudina Mondragão. “É uma obra muito importante e fazia muita falta, porque é uma igreja muito linda, muito antiga e precisava de ser remodelada”, salienta Isabel Martins.

A missa deverá voltar a ser rezada na igreja de Caçarelhos dentro de um mês e meio.

 Comentários estão fechados