Home » Novidades

Palombar promove workshop de construção em terra no nordeste transmontano

Submitted by on 19 de Junho de 2012 – 9:59No Comment

cartazpalombarA Palombar, Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste, promove, de 6 a 8 de Julho, um workshop de construção em terra, que irá decorrer na aldeia de Atenor, concelho de Miranda do Douro.

A associação sem fins lucrativos, sendo a primeira associação de protecção de pombais tradicionais do país, organiza o seminário com dois objectivos essenciais: apresentar o material e as suas qualidades e assegurar a formação prática através da formação em técnicas de construção diretas e reais relacionadas com esta temática.

Com a participação de especialistas nesta matéria, e com os técnicos da Palombar, pretende-se partilhar conhecimentos e experiências a nível das técnicas de recuperação e/ou construção em terra. Simultaneamente, pretende-se criar um espaço para debate, exposição e esclarecimento de quaisquer dúvidas/questões que possam surgir.

O workshop terá essencialmente uma componente prática dando a oportunidade a todos os participantes de aplicar os conhecimentos adquiridos na componente teórica. A parte prática será realizada em parceria com a AEPGA (Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino) e reverterá a favor do Centro de Valorização do Burro de Miranda, localizado na aldeia de Atenor, onde terão a oportunidade de conhecer este projeto e apreciar cerca de 50 animais da raça asinina de Miranda, vulgarmente, conhecido pelo Burro de Miranda.

Este curso direcciona-se para todos os tipos de pessoas em geral interessadas em arquitectura tradicional e sustentável: particulares que queiram aplicar as técnicas, profissionais da construção, técnicos, bioconstructores.

A Palombar, desde 2001, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas com o objectivo de contribuir para a recuperação, conservação e revitalização dos pombais tradicionais na região Nordeste de Portugal (distritos de Bragança e Guarda), nomeadamente, através dos campos de trabalho, investigação e outras atividades de difusão. Este ano ampliou as suas ofertas educativas com a organização de workshops sobre técnicas de construção tradicionais.

Mais de metade da população do mundo trabalha em prédios construídos total ou parcialmente com terra e 30% do património mundial pela UNESCO são edifícios construídos com este material. No entanto, apesar das suas qualidades, a terra como material de construção está marginalizada.

Comments are closed.