Home » Novidades

The Time Machine, de Edgar Martins, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

Submitted by on 28 de Junho de 2012 – 9:57No Comment

Edgar MartinsA exposição THE TIME MACHINE, de Edgar Martins, será inaugurada no próximo dia 30 de junho, sábado, pelas 18h00, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Comissariada por João Pinharanda, a produção da mostra fotográfica é da responsabilidade da Fundação EDP e da Câmara Municipal de Bragança.

O trabalho de Edgar Martins (Évora, 1977) regista, de modo dominante, interiores de barragens (corredores, túneis e poços, maquinaria vária, salas das máquinas e salas de comando, quadros de controlo, ferramentas de trabalho, feixes de cabos, etc.) e acrescenta-lhes alguns momentos de disrupção, através de algumas escassas imagens dos canais ou lençóis de água que, no interior, alimentam toda a produção elétrica.

Ao pensar as opções de título para o seu trabalho, o artista, procurou encontrar sentido produtivo em The Time Machine e experimentou ainda o enriquecimento desse sentido num complemento de título para esta série como "An Incomplete and Semi-Objective Study of Hydropower Stations".

A primeira hipótese revela-nos a operação temporal a que estas fotografias procedem: "máquinas do tempo" são não só as máquinas das centrais hidroelétricas (seus acessórios tecnológicos e espaços arquitetónicos onde se inserem) são também as câmaras fotográficas com que regista e fixa o tempo das outras máquinas.

A segunda hipótese de título indica que estas fotografias (que aceitam o carácter sempre incompleto de qualquer levantamento) revelam um carácter "semi-objectivo", ou seja, que são pensadas como imagens estéticas e não como documentos históricos.

Comments are closed.