Feira de Artes, Ofícios e Sabores – Vimioso
18 de Dezembro de 2013 – 10:52 | Comentários desligados

O certame engloba várias vertentes, do Artesanato aos Produtos Regionais, incluindo o concurso de Doçaria da Castanha, mas também Atuações Musicais, Montaria ao Javali e Raid TT.

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Novidades

Rural Castanea, feira da castanha de Vinhais, cresce este ano

Enviado por em 16 de Outubro de 2012 – 9:02Comente

ProgramaAumentou o número de expositores que vão estar presentes, este ano, na Rural Castanea, em Vinhais, refere a Brigantia.

O certame, que decorre de 26 a 28 de Outubro, vai já na sétima edição e vai contar com 80 expositores, mais 20 do que no ano passado.

A organização viu-se obrigada a recusar algumas solicitações de expositores que queriam estar persentes na feira. “Nota-se um grande aumento nesta sétima edição. No início tínhamos de ser nós a procurar expositores para fazer a feira, agora já tivemos de deixar muitos expositores de fora”, refere Carla Alves, salientando que “damos preferência aos produtos regionais e sobretudo àqueles que vendem e transformam castanha, mas também há produtos paralelos como o mel, o azeite e os vinhos”.

Uma das novidades deste ano será uma conferência sobre capões. “Pretendemos que venha a ser um produto de excelência produzido pela nossa agricultura tradicional, pois pode ser um acréscimo ao rendimento das pessoas”, explica. “Após a castração, a qualidade da carne dos galos é bastante superior e no país só há um local onde este produto é valorizado”, salienta Carla Alves.

Mas, os touros e os cavalos também vão estar em destaque, em Vinhais, durante o último fim-de-semana de Outubro. “Nós vamos ter uma chega de touros mirandeses e também uma garraiada que vamos fazer na praça, no sábado à noite”, adianta. “Vamos também ter os cavalos do centro hípico na zona da feira e quem nos visitar vai poder fazer passeios de charrete, aulas de equitação e também um passeio equestre pelos soutos aqui na zona”, acrescenta.

Nesta sétima edição da Rural Castanea vão estar também em destaque todos os produtos feitos à base de castanha, como é o caso das compotas, doçarias e até sabonetes.

 Comentários estão fechados