Feira de Artes, Ofícios e Sabores – Vimioso
18 de Dezembro de 2013 – 10:52 | Comentários desligados

O certame engloba várias vertentes, do Artesanato aos Produtos Regionais, incluindo o concurso de Doçaria da Castanha, mas também Atuações Musicais, Montaria ao Javali e Raid TT.

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Novidades

“Brano de San Martino” comemora-se este fim-de-semana nas aldeias do planalto mirandês

Enviado por em 9 de Novembro de 2012 – 10:05Comente

branodesanmartinoIniciativa da AEPGA, Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, propõe passeio na companhia do burro de Miranda do Douro para celebrar o São Martinho. Haverá ainda um animado Magusto Musical no sábado com “João Gentil”.

Nesta época do ano, os soutos das aldeias transmontanas convertem-se em espaços de grande azáfama e trabalho árduo de colheita. As castanhas locais são bem conhecidas pela sua qualidade e sabor, e será num passeio na companhia do Burro de Miranda que os participantes atravessarão autênticos bosques de castanheiros e celebrarão o “Brano de San Martino”, conhecendo as suas variedades e as atividades associadas à produção desta tão deliciosa semente.

O programa tem início amanhã, às 09h30, no largo da aldeia de Avelanoso, concelho de Vimioso, com um percurso pedestre na companhia do BURRO DE MIRANDA pelos soutos da aldeia de Avelanoso. Será ainda colhida castanha para o Magusto. Depois do piquenique à hora de almoço, os participantes poderão aprender a arte de confecionar licores, conhecendo as diferentes fases do seu processo de fabrico e os ingredientes básicos que permitirão preparar deliciosos licores caseiros para degustar nos dias frios de inverno, mas também preparar as suas próprias compotas. Para além das actividades de manualidades, decorrerão workshops dedicados a tarefas como pão cozido a forno de lenha, cogumelos, cera de abelha e lã.

Às 19h00 terá lugar um jantar que integra cogumelos na ementa, seguido de um magusto musical com os “JOÃO GENTIL”( http://www.joaogentil.com/) no âmbito do programa do “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo” www.dorfeu.pt/outonalidades um projeto da Associação Cultural d`Orfeu em parceria com a AEPGA.

No domingo os participantes têm encontro marcado na aldeia de Paradela, concelho de Miranda do Douro, de onde parte o passeio pedestre na companhia do BURRO DE MIRANDA até à capela de San Martinico.

O animado fim-de-semana termina com um piquenique com as pessoas da aldeia de Paradela seguido do tradicional MAGUSTO na capela de San Martinico

 Comentários estão fechados