Projeto Mais Bragança quer Mais Turismo
29 de Março de 2018 – 14:10 | Comentários desligados

Um grupo de 15 jornalistas especializados em turismo, nacionais e estrangeiros, passaram 3 dias em Bragança a convite da Associação Comercial local
No âmbito do projeto Mais Bragança, que tem como promotor a ACISB – Associação …

Leia o artigo completo »
Roteiros e Destinos

Património natural, património construído, cultura, tradições, gastronomia, muitas são as razões para visitar o nordeste transmontano. Uma região com um enorme potencial turístico que vale a pena explorar.

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia nordestina é marcada por pratos fortes, carregados de sabor. As carnes de raças autóctones e certificadas dominam a mesa transmontana, onde não faltam os excelentes vinhos do Douro.

Cultura e Tradições

A região nordestina soube como poucas preservar a sua cultura e tradições: as festas tradicionais comunitárias, as comemorações dos solstícios, os caretos, os pauliteiros, são apenas alguns exemplos

Património Natural

Um verdadeiro santuário natural, com três espaços protegidos: o Parque Natural de Montesinho; o Parque Natural do Douro Internacional; e no coração do nordeste fica o Parque Natureza do Azibo.

Economia e Empresas

Numa zona essencialmente rural a economia assenta na agricultura de subsistência complementada com actividades que começam a ganhar dimensão: a pecuária, a produção de castanha e alguma indústria

Início » Municípios, Novidades

PNRVT apoia Jogos Nacionais Salesianos

Enviado por em 2 de Abril de 2018 – 14:13Comente

IMG_0358A iniciativa, que acontece de 27 de abril a 1 de maio, vai trazer a Mirandela mais de três mil pessoas, atletas, acompanhantes e voluntários que vão apoiar na logística do evento.

A prática desportiva, a edução para a saúde, a interculturalidade e a educação para os valores do desporto são os objetivos centrais dos Jogos Nacionais Salesianos, que se realizam há 25 anos e nesta edição acontecem em Mirandela.

De 27 de abril a 01 de maio são esperadas perto de 3 000 pessoas na cidade do Tua, graças à realização desta iniciativa: 1650 atletas/Treinadores/animadores; 1000 de pais e acompanhantes; 250 voluntários, que vão apoiar na logística do evento.

Também nos objetivos deste grande evento está a promoção dos territórios, as tradições e as culturas das cidades anfitriãs. As delegações participantes chegam de todo o país e também de Cabo Verde, trazem os seus valores culturais mas, essencialmente, levam as vivências do local que os acolhe, neste caso Mirandela.

Pela própria natureza do evento e pelas suas vertentes educativa e desportiva, várias entidades territoriais acolheram a iniciativa de braços abertos, mas também pela oportunidade de promoção da cidade e da região. Foi o caso do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) que se assumiu como parceiro desta iniciativa que durante uma semana aumenta a da cidade de Mirandela em quase 30%.

O PNRVT tem na sua missão o desenvolvimento territorial, de forma integrada, e os Jogos Nacionais Salesianos enquadram-se neste espirito de promoção da prática desportiva, de educação e de vivências e partilhas territoriais.

O esforço de interpretação e integração territorial revela-se na própria identidade da iniciativa. O logótipo dos “XXV Jogos Nacionais Salesianos – Mirandela 2018” integra quatro elementos edificativos do concelho: o rio Tua que atravessando esta cidade nos vai deslumbrando por entre vales e montanhas até à sua foz no rio Douro; a ponte de pedra assente em 20 arcos de pedra diferentes que, desde finais do século XV, une as duas margens da cidade de Mirandela; a oliveira e os seus frutos e, a ela associada, o esforço, o trabalho e as riquezas naturais desta região; e as pessoas e as gentes, com as suas culturas e tradições, que tornam esta cidade e esta região acolhedora, simpática e bela.

E estes elementos são também eixos estratégicos de valorização e promoção do PNRVT.

 Comentários estão fechados